Perguntas frequentes

Que tempo demora em carregar uma bateria?

O tempo de recarga da bateria depende das condições em que houve a descarga e da corrente aplicada pelo carregador no processo de recarga. Como exemplo, vamos supor que um veículo ficou desligado, mas com os faróis acesos por mais de duas horas. Considerando que durante a descarga da bateria (2 horas) o consumo de corrente dos faróis foi de 3 amperes, teremos no final uma descarga de 3 amperes x 2 horas = 6 AH.
Se utilizarmos um carregador que forneça uma corrente constante de 4 amperes após 1,5 horas teremos completado a carga da bateria pois 4 amperes x 1,5 horas equivalem a 6AH necessários para recuperar a carga da bateria.
Baterias que sofreram uma descarga muito lenta por longos períodos requerem um tempo de recarga prolongado dependendo do caso superior a 12horas. A corrente fornecida pelo carregador e o tipo de recarga aplicado é determinante no tempo de recarga.
Os carregadores da linha Smart Charger possuem um sistema de recarga inteligente com controles automáticos o que possibilita a recarga no menor tempo possível sem causar sobrecarga na bateria.

Posso carregar a bateria da moto com um carregador comum?
As baterias utilizadas em motocicletas são de baixa amperagem comparando com as baterias dos automóveis, portanto requerem carregadores de baixa potência.
Baterias de 7AH são comuns em motocicletas de baixa e media cilindrada (125cc a 600cc) enquanto que para automóveis populares as baterias de 45AH são comuns. Veículos maiores com muita eletrônica embarcada costumam utilizar baterias de 65AH.
Carregadores comumente utilizados para automóveis não são recomendados para carregar as baterias das motocicletas, pois fornecem corrente em excesso o que causa a sobrecarga da bateria da motocicleta.
O carregador adequado para motocicleta deve fornecer uma corrente equivalente a 10% da capacidade da bateria. Baterias de 7AH requerem uma corrente de recarga de 0,7 amperes, valores acima destes causam sobreaquecimento da bateria e desgaste prematuro. Motocicletas de grande cilindrada podem utilizar baterias de 18AH o que requer um carregador com saída de 1,8 amperes.
A WS Power desenvolveu uma linha de carregadores especiais para motocicletas e veículos que utilizem baterias de baixa amperagem. A linha Smart Charger Moto já vem de fábrica com ajustes ideais para as baterias pequenas evitando assim o sobreaquecimento e sobrecarga das baterias.
Antes de carregar a bateria da sua motocicleta verifique a corrente de recarga para evitar danos a sua bateria.

Os carregadores de baixo custo com lâmpadas são recomendados?
Este tipo de carregadores não são recomendados, pois não possuem um controle eletrônico para recarga da bateria. Este tipo de carregador de baixo custo exige que o usuário permaneça monitorando o estado da bateria para evitar o sobreaquecimento e conseqüente dano permanente da mesma.
Além disso, este tipo de carregador oferece risco de choque elétrico podendo ser fatal para um ser humano.
Evite sempre utilizar este tipo de carregador com lâmpadas para evitar danos a sua saúde e da sua bateria.
Os carregadores Smart Charger possuem um controle eletrônico inteligente que fornece corrente e tensão controlada para sua bateria evitando assim a sobrecarga da mesma.
Com os carregadores Smart Charger o usuário não corre risco de choque, pois a saída doSmart Charger é totalmente isolada da rede elétrica.

Posso deixar o carregador permanentemente conectado à bateria?
Nem todos os carregadores do mercado são adequados para permanecer conectados na bateria.
Os carregadores de baixo custo não possuem controle de tensão, portanto devem ser desligados após a recarga para evitar a sobrecarga e danos permanentes à bateria.
O sistema de recarga utilizado nos carregadores Smart Charger possuem controle de tensão com baixo ripple de tensão e corrente, sendo ideal para manter a sua bateria permanentemente conectada na condição de flutuação, sem risco de sobreaquecimento.

Vou deixar meu veiculo parado por longo período, como poupar a bateria?
Aqueles usuários que possuem veículos com pouco uso, costumam ter que carregar ou substituir a bateria com maior freqüência.
Isto ocorre devido ao fenômeno de auto descarga das baterias, e atualmente o problema tornou-se mais serio devido ao consumo de energia dos dispositivos eletrônicos embarcados nos veículos modernos (injeção, alarmes, sensores, relógios, etc). Os diversos circuitos eletrônicos contribuem para acelerar a descarga da bateria quando o veículo não esta em movimento.
Os modernos carregadores desenvolvidos pela WS Power permitem poupar as baterias com pouco uso, bastando para isto manter o carregador permanentemente conectado à bateria enquanto esta não estiver em uso.
Os carregadores Smart Charger possuem um sistema de controle de Flutuação ideal para baterias que permanecem por longos períodos em repouso. Desta forma as baterias em Flutuação podem permanecer conectadas ao carregador por meses. No modo Flutuação o consumo de energia da rede elétrica é muito baixo podendo ficar ligado 24horas por vários meses.

O que significa uma carga de bateria rápida ou carga lenta?
A carga rápida ou lenta nada mais é do que o nível de corrente aplicado numa bateria para atingir o seu nível de carga num determinado tempo.
A carga rápida utilizada em carregadores de baixo custo significa em aplicar níveis de correntes elevados para reduzir o tempo de recarga. A elevação da corrente provoca sobreaquecimento da bateria e com conseqüência reduz drasticamente a sua vida útil. Este tipo de recarga rápida não é recomendado. 
A carga ideal para as baterias é do tipo lento, quando se aplica na recarga 10% da corrente nominal, ou seja, uma bateria de 40AH deverá ser carregada com 4A.
Os carregadores Smart Charger possuem um sistema eletrônico de corrente de recarga constante que permite carregar a bateria em pouco tempo sem causar aquecimento da mesma. Além do mais o usuário poderá escolher a corrente ideal para carregar a sua bateria através do controle no painel.

Quais as vantagens dos carregadores Smart Charger Plus?

Os carregadores Smart Charger desenvolvidos pela WS Power possuem a mais alta tecnologia em sistemas eletrônicos para carga de baterias, fruto de mais de 30 anos de experiência e aprimoramentos.

  • Com o controle inteligente de tensão e corrente de saída desenvolvido para estes produtos é possível reduzir o tempo de recarga da bateria e mante-la plenamente carregada por longos períodos sem o risco de sobrecarga.
  • A versão Plus dos carregadores Smart charger incorporam um sistema de recarga em 3 estágios o que permite reduzir ainda mais o tempo de recarga e possibilita a recuperação de baterias com descarga profunda.
  • Escolha pelo usuário da corrente ideal de recarga evitando assim sobre cargas das mesmas.
  • Todos os modelos possuem proteção contra curto-circuito, e inversão de polaridade, com rearme automático sem a necessidade de troca de fusíveis e sem danificar o carregador.
  • Saída totalmente isolada sem riscos de choque elétrico para o usuário.
  • Sinalização completa no painel para diagnosticar o estado da bateria a qualquer momento.

 Os carregadores Smart Charger são a solução mais completa e definitiva para carga de baterias.