Dicas e Operação

Dicas para carregar baterias

O eletrólito das baterias é altamente tóxico, portanto antes de manusear uma bateria é recomendado o uso de luvas de proteção e evitar contato com a pele e as roupas. Após o manuseio faça a higiene das partes que tiveram contato com as baterias.

Antes de iniciar a recarga limpe os terminais da bateria e reponha o nível da água se necessário. Se possível mantenha a bateria desconectada do veiculo ou do circuito. Caso não seja possível de manter a mesma desconectada do veiculo, verifique que todos os circuitos estejam desligados. (faróis, ignição, rádio, luzes, etc)

Conexões

Conecte as garra Positiva (+) vermelha do carregador no pólo (+) positivo da bateria e a garra negativa (-) no pólo negativo (-) da bateria.
Conecte o carregador Smart Charger na tomada da rede 110Vca o 220Vca.

Operação

Antes de ligar o carregador no painel, selecione a corrente de recarga adequada para sua bateria. Verifique a capacidade em AH (Amperes Hora) da bateria e escolha a corrente mais próxima a 10% da corrente da bateria. Ex: Uma bateria de 40AH deverá ser carregada com 4 amperes. Se aplicadas correntes superiores a 10% da capacidade da bateria (carga rápida) a bateria pode sofrer sobreaquecimento o que diminui a sua vida útil.
Nos carregadores Smart Charger o usuário poderá selecionar a corrente de recarga no painel do equipamento evitando assim sobreaquecimento da mesma.
Depois de concluída a conexão ligue a chave do painel e verifique o acendimento dos led´s no painel.

  • Led vermelho acesso (FALHA) significa erro na conexão do carregador à bateria por inversão ou curto circuito. Nesta situação a saída do carregador ficara desligada voltando à condição normal após sanar o problema.
  • Led amarelo acesso (CARGA) nesta situação o carregador esta fornecendo corrente para a carga da bateria. Após a carga completa da bateria o led irá apagar.
  • Led verde acesso (TENSÃO) quando o carregador atingir a tensão ideal de Flutuação da bateria podendo ficar permanentemente ligado e conectado à bateria sem risco de sobre carga.